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mais eficazes e escaláveis

Automação de Marketing é uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, manter o relacionamento personalizado com os leads.

O termo Automação de Marketing pode se referir a qualquer ação automatizada com tecnologia. Disparo de emails, agendamento de posts nas redes sociais e uso de chatbots são alguns exemplos.

Embora não recomendadas, as interações automatizadas nas redes sociais, que permitem seguir milhares de contas em um minuto, também são automação.

Porém, não estamos nos referindo aqui a ações pontuais automatizadas. Estamos falando da automação de todo o processo de marketing por meio de workflows, que ativam uma tarefa após a outra automaticamente, sem a necessidade de ações manuais.

Embora possa ser usada em qualquer estratégia, geralmente a automação se alinha ao Inbound Marketing. A intenção é automatizar a gestão dos leads no funil de vendas, para que eles evoluam até a compra com intervenções mínimas da equipe.

Em todo esse processo, a Automação de Marketing serve para gerar leads, nutri-los até o momento da compra e conquistar novos clientes. Mas, depois da compra, ela também pode ser usada para ativar os clientes, estimular sua retenção e gerar recomendações.

Quando uma empresa faz um disparo de e-mail para uma base qualquer com Newsletters, Avisos, etc., é enquadrado em campanha de e-mail simples.

Diferença entre Campanha de E-Mail Marketing e Automação de e-Mail Marketing

Quando se fala em Automação de Marketing, logo as pessoas pensam no disparo automático de emails. Embora a automação seja bastante aplicada no email marketing, esses conceitos não são sinônimos.

Veja algumas diferenças entre eles:

A Automação de Marketing representa todo o conjunto de interações automatizadas entre marca e consumidor, enquanto o email marketing se refere apenas a envios pontuais para o mailing

A automação é desencadeada por ações do próprio usuário e dispara uma mensagem apenas para ele naquele momento, enquanto o email marketing é configurado manualmente e disparado para um segmento da base

As métricas da automação dão uma visão completa do desempenho no funil, enquanto o email marketing é avaliado por métricas específicas por envio (taxa de abertura, bounce rate, taxa de cliques etc.)

Então, perceba que a automação é mais abrangente e trata de todo o processo de marketing ao longo do funil. Ela engloba os disparos de email marketing, mas vai além. 

Muitas ferramentas de email marketing, aliás, incorporaram funcionalidades para ficarem mais robustas e se posicionarem como plataformas completas de automação, como o MailChimp.

 

Diferenças entre Automação de Marketing e CRM

Automação de Marketing também costuma se confundir com CRM, que se refere à gestão do relacionamento com o cliente. Mas também é importante entender a diferença entre esses termos.

Enquanto a Automação de Marketing trata de atrair, converter e nutrir os leads, o CRM se preocupa em acompanhar, organizar e registrar as interações para criar abordagens personalizadas e otimizar o relacionamento com eles.

Embora sejam áreas diferentes, automação e CRM devem ser muito próximas. Não é à toa que as boas ferramentas de Automação de Marketing já oferecem a possibilidade de se integrar com uma ferramenta de CRM.

Dessa maneira, você não apenas otimiza as ações, mas também qualifica o relacionamento.

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